segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Acordei assim, com saudades deste louco...

Tom Waits - Avô Ferrugem, o génio...
Ele é melódico, ruidoso, louco, sensível etc... faz várias vozes, todas elas roucas e, por vezes, monstruosas quase inaudíveis, mas é ele, o TOM. Ele toca e canta músicas, mas às vezes compõem coisas que estão muito para além do conceito formal do que é a música. Inventa, grita, mas também chora e faz coisas únicas. Vive quase isolado no meio de uma quinta com animais, mas o mundo chama sempre por ele.
Como escreveu o Daily Telegraph “The Greatest entertainer on the planet earth”
Fica aqui este tema da banda sonora "O Tigre e a Neve" de Roberto Benigni, um pedaço suave...



"A música de Tom Waits foge a qualquer tentativa de classificação. E, no entanto, é inconfundível. Foi ele quem escreveu (e cantou) the heart of saturday night, drunk on the moon ou too early for the circus, too late for the bars, entre outras expressões que retratam na essência as pessoas, as histórias e os ambientes da América profunda, numa linguagem quase cinematográfica. Waits, no seu aspecto tosco, voz roufenha e tom sarcástico, é dono de uma enorme sensibilidade. Um poeta dos tempos modernos”.

PS- Faz, por esta altura (também de eleições regionais), quatro anos, que comprei “Real Gone” um trabalho duro, difícil, mas com horizontes ilimitados. Acompanhou-me no carro de serviço na cobertura da campanha.

1 comentário:

MRL disse...

Este comentário não tem a ver com o post respectivo (conheço mal Tom Waits), mas sim com a Anatomia do Som.

Excelente escolha musical da qual destaco por ordem crescente de impacto :

- ben harper e o "the drugs dont work",cover dos the verve, musica que me transporta para uma fase muito boa da minha vida
- the blower's daughter do damien rice, do qual conheço uma versão do seu jorge e ana carolina que também me marcou bastante
- hard sun do eddie vedder, o meu guru musical, via pearl jam ou via este trabalho excepcional a solo

No fundo queria deixar aqui um grande abraço e um forte elogio à escolha musical. Seguirei com muito gosto este interessante blog.

Abraço do continente,
Miguel