quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Vida... a arte do encontro e desencontro

O encontro
O desencontro
Fotos: S.Soares

Um dia Vinicius de Moraes escreveu uma das minhas frases favoritas: “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”.
Ouvi esta frase pela primeira vez há 15 anos na música “samba minha bênção” do poeta e escritor brasileiro. Nada mais verdadeiro, simples, esplendoroso e cruel para rotular esta passagem a que todos chama de vida. Uma caminhada regada pelo destino, pelo que construímos e pela sorte. São passos descalços numa estrada com muitos atalhos, com escolhas constantes a cada segundo que passa. Estamos sempre a fazer opções, nem que seja no que pensamos. Nessa lotaria encontramos e desencontramos, rimos e choramos, temos sucesso ou insucesso. Escorregamos, tropeçamos, levantamo-nos, subimos, descemos, sempre com o peso da vida, seja ela uma caminhada feliz ou infeliz. É tudo a questão da arte do encontro e do desencontro! São sonhos que partem e chegam no mais profundo silêncio.


8 comentários:

Anónimo disse...

Não pode haver desencontros na vida ao som dos tindersticks...

Menina da Rádio disse...

e sem um não saberíamos apreciar devidamente o outro :)

Anónimo disse...

A menina da rádio tem razão, gostei das fotos e do texto. Vinicius era um senhor

JM

Anónimo disse...

A isso chama-se VIDA.
Madona

Anónimo disse...

Eu me pergunto se a vida por acaso se faz de reencontros. Talvez se faça muito mais de tangentes, de movimentos periféricos, de olhares fugidios que no instante seguinte já se dissiparam. Por que fincar os pés, então? Por que não somente viajar? (…) A viagem nos ensina algumas coisas. Que a vida é o caminho e não o ponto fixo no espaço. Que nós somos como a passagem dos dias e dos meses e dos anos, como escreveu o poeta japonês Matsuo Bashõ num diário de viagem, e aquilo que possuímos de fato, nosso único bem, é a capacidade de locomoção. É o talento para viajar.

Anónimo disse...

Amigo, como sabes, concordo plenamente. E falando em desencontro, planeio remediar isso em breve, se tudo correr bem. Tens é de começar a responder às sms ;).

um abraço,

FS

S.Soares disse...

Caro amigo F.Santos,

Pois é tens tazão, vou fazer isso, mas se não respondo na altura passa-me. Temos de combinar uma data para vires cá. Tens de conhecer o paraíso. Se entretanto for aí a lx digo-te.

Abraço.

Adriana Lisboa, bonito texto. A vida é um sempre uma caminhada.

Os Tindersticks fazem parte dos encontros e desencontros da vida, porque continuam na minha caminhada.

Menina da radio, a falta ou a perda gera o valor...

A ilha dentro de mim disse...

Seja fruto de desencontros, de reencontros ou de olhares fugidios, a vida é de facto uma viagem fabulosa. E há que apreciar cada momento, porque as tormentas nos ensinam a aproveitar melhor cada mar chão.