domingo, 30 de março de 2008

Toca a voar e ignorar de cima para baixo...


Li "O Processo" de kafka quando tinha 17 anos, na altura gostei, mas agora com o passar dos anos, começo perceber melhor os efeitos da sua mensagem. Uma acusação invisível, mas sentida, uma defesa irreal mas indefesa, um processo incriminatório sem crime.

Há situações na vida em que somos julgados e punidos por uma acção que apenas teve como objectivo a coexistência humana, o sentido bom das coisas, o bem, o esclarecimento. Algo cada vez mais complexo numa sociedade fria, sem sentidos e com ambições individualistas cada vez mais poderosas. As conversas somam-se por entre factos e sensações, por habilidades oratórias nos cruzamentos profissionais. Todos nós estamos a perder o sentido do respeito pela liberdade, pelo trabalho e pela diferença do outro. Meu Deus, onde estão os valores, o sentido, o altruísmo, a missão de acreditar no bom selvagem de Rosseau.

Confesso que neste momento deixei de acreditar em 99 por cento do meu mundo, na pureza do Homem, no sentido mais profundo da amizade. Também falho, também julgo, também penso negativamente como todos, mas foda-se.... há gente que abusa, que consegue ignorar a dor de um colega, a tristeza de um amigo, a falência de um ser humano, que sente prazer no colapso do outro. No fundo, o "EU" é sempre o mais importante, o alvo a preservar, os outros que se lixem. Dizem-me que há excepções, acredito, mas para isso ajudem-me a encontrar. Já desisti, resta-me tratar todos numa linha recta emocional que, de vez em quando, faz uma curva em direcção a um momento, a uma acção bondosa, amiga.

Já sei... é um texto pessimista e exagerado, mas talvez um dia concordem comigo. A culpa é, sobretudo, minha por acreditar e esperar demasiado nessa coisa chamada ser humano. Isto é uma sociedade de merda! Até a maior parte dos os amigos é corrompida por esta nova (des)ordem emocional e social. Até eu... Afastem-se ainda mais... Fujam! Esqueçam! Não me venham com conversas da treta! Dispenso! Rasteja-se, vai se ao fundo do poço, mas voamos noutro mundo, saltamos o tempo. Se estão ofendidos, lamento, não são obrigados à minha existência nem a passar por aqui. Conclusão: Banalizou se o conceito de amigo devido a interesses pessoais, quando no fundo "um amigo é um outro eu".

20 comentários:

Anónimo disse...

cruzes!!! Que violência, meu caro, já tinha avisado que eras um romantico utopico que um dia ias ver o mundo real, neste caso dos amigos e do profissional, porque é isso que falas. Só desejo-te força.

Espero que o sono tenha feito bem

AM

Abraço

Anónimo disse...

Perante o caos a visão é negra...mas tens amigos...e nestas coisas mais vale poucos e bons!

Um abraço.

("Teacher")

Anónimo disse...

O erro de muitos é confundir os conhecidos com os Amigos. Quando se desiludem com os primeiros pensam que os segundos são iguais.

Eu, fui aprendendo, à minha custa, a distinguir e a classificar o bicho humano nestas duas classes.

Concluí, que os Amigos, são menos que os dedos das duas mãos, mas são os suficientes, porque com esses sei que posso contar.

Como disseram acima: "nestas coisas mais vale poucos e bons"

Aquele Abraço Amigo.

LM

Anónimo disse...

Caralhos ta fodam!!

Nasceste ontem ou quê?!

É claro que levamos na peida a torto e a direito quando esperamos muito das pessoas. O conceito de amizade, de honra, de honestidade, são conceitos que hoje, de pouco valem.
Esta correria da vida, obriga-nos cada vez mais a olharmos para o nosso próprio umbigo. Torna-nos a cabeça demasiado pesada, incapazes de olhar à nossa volta e entender que sem os outros, não somos nada nem ninguém.
Acho que todos nos sentimos desiludidos com esta forma de estar, mas no fundo, acabamos por nos tornar parte integrante desta máquina trocidante de sentimentos e valores. O mundo assim nos obriga.

Aconselho-te a separares as águas. Os colegas e os conhecidos, não podem à partida ser vistos como potenciais amigos. A corda é mto fina, e facilmente caímos sem dto a rede de segurança.

Faz o processo inverso. Começa por desconfiar sempre e aproveita os momentos positivos e mostras de amizade genuína.
É melhor a alegria de uma agradável surpresa, do que o amargo da desilusão.

Cumps,

Agente do Tempo

Anónimo disse...

Mas numa linha mais profunda de pensamento, nota que o ser humano está cada vez mais egoísta.
Mesmo não havendo um interesse material, há sempre um interesse próprio e egoísta ligado ao conceito de Amizade ou até de Amor.
Pensamos sempre em "nós", quando estes sentimentos deviam estar ligados ao que desejamos ao próximo.
A desilusão que sentimos qdo estes não correspondem às nossas expectivas, é também mto fruto dessa necessidade egoísta que sentimos em relação a esses sentimentos.
Deviamos fechar mais os olhos e dar com mais vontade, sem esperar tanto em troca. Certamente, também nos desiludiriamos menos.
terei alguma razão??

Agente do Tempo

.Kel. disse...

Tem dias que acordamos com vontade de desistir de acreditar no mundo.. outros voltamos a ter um pouco de esperanças... isso é apenas um ciclo.. qq hora melhora...

Anónimo disse...

"A desilusão que sentimos qdo estes não correspondem às nossas expectivas, é também mto fruto dessa necessidade egoísta que sentimos em relação a esses sentimentos.
Deviamos fechar mais os olhos e dar com mais vontade, sem esperar tanto em troca. Certamente, também nos desiludiriamos menos.
terei alguma razão??"

Tens toda, acertaste no alvo AGENTE DO TEMPO... bem como outras ideias acima expostas, por ti e por outros.

A Amizade segue muito vezes os interesses comuns e não o verdadeiro sentimento.

S.Soares

Anónimo disse...

Os anos passam e as desilusões continuam.
Na faculdade, sofri a maior desilusão na AMIZADE (pensei na altura). Não com uma, mas com 3 AMIGAS. A mágoa e a desconfiança ficaram, mas é certo que com o tempo, aprendi (sim, aprendi) a relativizar muitas coisas. Não digo que seja certo ou errado, foi "apenas" a forma de dar a volta a uma situação que me punha para baixo e não fazia jus a mim... Fiz novos AMIGOS, mas não aprendi... Recentemente, outra desilusão DAQUELAS. Acho que não tenho remédio. Continuo a viver e ainda a acreditar que nem todos são iguais.
Bjs
Susana B.

Anónimo disse...

Meu caro, sempre te disse não faças de um colega profissional ou de outra coisa logo uma pessoa de confiança e muito menos um amigo.

Guarda essa tua alma aberta, sensivel para ti e para aqueles que sabes que podes mesmo confiar.

Ninguém dá nada a ninguém...

Kill ´em all be your self

Anónimo disse...

segue os princípios escritos acima, conhecidos há muitos, amigos, como deves constatar, muito poucos...procura-os...segue o teu instinto!

Anónimo disse...

amigo samuel, conheço-te mal, mas o suficiente para ver que és do bem...

És um tipo fixe, inteligente e uma grande profissional, mas ingénuo neste campo, a amizade é enrabar o próximo. isto é uma sociedade em colapso. Foge desse cancro da tua empresa. Todos querem-te foder por seres o melhor jornalista da puta desta terra...

Anónimo disse...

O que é um amigo? Nas sábias palavras de Aristóteles é "uma unica alma a habitar dois corpos."
Senta-te, abre uma garrafa de bom tinto, medita, reflecte sobre estas palavras. Se contares mais do que uma «mão» de amigos, considera-te um homem de sorte. Muita sorte. Verás que são poucos. Aposto até, que no dia que o fizeres me telefonarás, e terás do outro lado um amigo. Aquele que sabes que podes contar sempre. Aquele que tem os «colhões» necessários para te dizer «não» frontalmente. Vives rodeados de amigos «sim». Habitua-te a eles: "É mais vergonhoso desconfiar-se dos amigos, do que por eles ser enganado."!
Quando as «coisas» não correrem bem, cá estarei, e deles não precisarás...
O que procuras?!! Palmadinhas nas costas? Reconhecimento? Tens estofo para o conseguires, mas conseguirás daí um «amigo». Não! Claro que não!
Descontrai...Pensa que por maior que seja o buraco em que te encontres, não existe terra por cima! O que não nos destroi torna-nos mais fortes.
Tens conhecimento, de que eu, melhor do que ninguém, sei o que é ser traido por um «amigo».
É duro! sei que sim! A desilusão, é tanto maior, quanto a amizade que nutrimos.
É duro, quando descobrimos que afinal, nos estão a espetar uma faca no coração, e mais duro é ainda, quando após o descobrirmos, tentamos com o máximo de humildade e nobreza, abdicando da própria dignidade, lutar para que esse amigo que tanto estimamos, não se magoe, com a decisão que tomou, e obtemos como reação, um aproveitar da descoberta, em beneficio próprio, ou aquilo que pensa ser um beneficio, e usufruindo de nossa inocente debilidade, ao invés de retirar a faca, a afunda ainda mais, e a roda para ter a certeza que a ferida jamais sarará.
Gostamos de supresas na vida, pois bem...por vezes as supresas são desagradáveis! Mas existe a vida...
Fácil e poético, podes pensar! Não posso garantir que não importune o teu descanso, e que o acordar não seja violento, com o pensamento de imediato envadido por uma dor que não sabemos de onde vem, ou porque vem, porque deixaram-nos pensar que estavamos a dar o nosso melhor.
Há dias que se vive melhor que outros, e nem sempre é fácil, mas prometo-te: ganharás algo de precioso, se mantiveres tua consciência tranquila - Sono aprazivel, e que falta ele nos faz, neste mundo imundo.
Faz da vida um campo de batalha, e segue de espada em pulso.
Os teus amigos, são aqueles que sempre tiveste, aqueles que ainda tens, e serão esses mesmos, que na altura de tua morte, se tiverem a felicidade de estarem vivos, lá estarão, para te encaminhar à ultima morada...Tú sabes quais são...Por isso deixa-te de merdas!
E dedica este blog, aos teus amigos, e aquilo a que te propuseste inicialmente: aos «sentidos» da vida, e dos prazeres da mesma, ao humor, às amizades verdadeiras, e ao amor.
Já não acredito no verdadeiro amor, mas gosto que falem dele. Que se incentive quem acredita. Bem melhor viver magoado , do que nunca o ter descoberto.
Em ultima instãncia, te digo:
O teu comentário, foi despoletado por algo, que não sei bem o quê, mas que até percebo as tuas razões. O grande erro, é dar importãncia, a quem certamente não merece o incomodo, além de que corres o risco de magoar os verdadeiros amigos...

Eu sou um deles...

Anónimo disse...

Continuas um grande maricas, quando te falta a boa erva em vez de rires...lamentas-te, sabes que concordo contigo em acreditar sempre...quanto ao pessimismo...vais mesmo ter que encontrar erva da boa e...ri-te que estas vivo!

JP

Anónimo disse...

Continuas um grande maricas, quando te falta a boa erva em vez de rires...lamentas-te, sabes que concordo contigo em acreditar sempre...quanto ao pessimismo...vais mesmo ter que encontrar erva da boa e...ri-te que estas vivo!

JP

Anónimo disse...

Continuas um grande maricas...amigo...temos que acreditar sempre, quem está mal é quem não acredita, desilusões? claro....mas compra erva da boa e...ri-te...que estas vivo!
JP

Anónimo disse...

Os amigos desiludem muitas vezes...desaparecem devagarinho...como tu desapareceste....tenho saudades tuas!
Kata

Anónimo disse...

Confesso que estou surpreendido com o numero de comentários. Dos poucos amigos alguns gritaram.
N quero palmadinhas, nem reconhecimento, apenas amizade, carinho, uma voz. Sei k tenho amigos. Sei k já falhei, quem nunca falhou. kata, não sei quem és, diz me, para entender a minha fuga ou desilusão. Obrigado a todos.
Nunca quis ferir amigos. Apenas ando algo cansado, desiludido perdido no conceito, na vida. Mas estou aqui vivo. A erva é sempre solução a pensar .

samuelsoares74@gmail.com

Anónimo disse...

Não tens amigos verdadeiros? Falso. Olha para cima.. todos sairam a correr em teu auxílio quanto perceberam a tua desilusão com a Amizade. Não é isso que conta?
A melhor amizade é aquela que sabemos sempre que está ali, sempre. Para os dias em que brincamos com todas as palavras. Quando rimos como doidos dos nossos infortúnios e da nossa miserável sorte. Para os dias em que não conseguimos dizer palavra. Para os dias em que somos as criaturas mais chaaaaaatas do planeta. Para os dias em que temos de ouvir o nosso amigo a contar as histórias menos interessantes e mais entediantes do mundo inteiro (ainda conseguem ser piores que as derradeiras sagas futebolísticas das noites de domingo e 2ª na tv e o tempo infindável que o semáforo demora a passar ao verde). Para os dias em que choramos baixinho com ele. para os dias em que contamos as coisas mais bonitas que a vida nos ofereceu, quando não se esperava. Para se ter uma acesa discussão, com grandes divergências, e nem ser preciso pedir desculpa para poder continuar a amizade.
E não há dois amigos iguais. É a melhor coisa que tem a amizade despida, crua, intrínseca. Meu querido e bom amigo.

alguém

Anónimo disse...

Não tens amigos verdadeiros? Falso. Olha para cima.. todos sairam a correr em teu auxílio quanto perceberam a tua desilusão com a Amizade. Não é isso que conta?
A melhor amizade é aquela que sabemos sempre que está ali, sempre. Para os dias em que brincamos com todas as palavras. Quando rimos como doidos dos nossos infortúnios e da nossa miserável sorte. Para os dias em que não conseguimos dizer palavra. Para os dias em que somos as criaturas mais chaaaaaatas do planeta. Para os dias em que temos de ouvir o nosso amigo a contar as histórias menos interessantes e mais entediantes do mundo inteiro (ainda conseguem ser piores que as derradeiras sagas futebolísticas das noites de domingo e 2ª na tv e o tempo infindável que o semáforo demora a passar ao verde). Para os dias em que choramos baixinho com ele. para os dias em que contamos as coisas mais bonitas que a vida nos ofereceu, quando não se esperava. Para se ter uma acesa discussão, com grandes divergências, e nem ser preciso pedir desculpa para poder continuar a amizade.
E não há dois amigos iguais. É a melhor coisa que tem a amizade despida, crua, intrínseca. Meu querido e bom amigo.

-alguém-

Anónimo disse...

Estás a deixar que problemas profissionais levem a envolver a amizade. Infelizmente ainda ninguém inventou uma tecnologia que apitasse cada vez que um amigo está em apuros. A vida tem realmente momentos menos bons mas se fosse linear nem dava gozo.

São as vivências (boas e más) que acabam por definir a nossa personalidade e forma de agir. Estamos realmente numa sociedade em que nos primeiros lugares dos interesses não está decididamente a amizade.

Quem já não deu e nunca recebeu? Mas no entanto sabe que pode contar!

Não atires sentenças e magoes aqueles que realmente gostam de ti baseado em pessoas que nem merecem um cumprimento teu. Aprende de uma vez por todas a diferenciar e definir as amizades. VIVE!!!!

LUK