quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Perdão....



A razão perde às vezes os sentidos da alma. Nem sempre o que é o dever prevalece sobre o acontece. Nem sempre a moral, o respeito pelo limite da fronteira da liberdade individual do outro é respeitado. Neste campo, a razão perde para o impulso violento dos sentimentos. A emoção é um estado radical que por vezes perde a razão de ter um sentido.
Perdi essa luta, esta terça feira, tive a pior derrota nesse combate entre o dever e o acontece. Não devia, mas aconteceu. Falhei, não resisti a um impulso vil e infame do Homem. Não, não foi uma traição de espécie alguma. A minha dor deixou-se dominar por uma insegurança irracional, sem razão, sem sentido. Fui cobarde, reles e com elevada dose de desespero. Contudo, errei sozinho, chorei sozinho e arrependi-me sozinho. Reconheci, no entanto, o meu acto fora dos meus sentidos. Nunca tinha acontecido tal violação moral. Senti os danos colaterais a corroerem-me a mente, fiz a minha penitência e pedi desculpa ao destinatário.
Foram brevíssimos instantes num impulso entre uma emoção impulsiva e um rato de computador. Um acto solitário. Nada mais! Apesar dos remorsos, sinto-me feliz por ter reconhecido e reparado o erro. Quem nunca errou? Admitir o fracasso pode ser uma dor, mas é um acto nobre! Aprendi; afinal a vida é isso mesmo, crescer com os erros. Todavia, a minha razão e a moral ainda conseguem andar de mãos dadas, tudo em prol de um sentimento único!

6 comentários:

Anónimo disse...

Este post assustou-me a sério!
Não leves as coisas tão a peito e acima de tudo não exijas demais de ti...afinal meu amigo és apenas humano.
Temos de encarar a vida com mais humor e sem recriminações.... se não, mais vale fazer o check out antes do tempo.
E como diz a minha querida mãezinha há sempre alguem bem pior de que nós.

Anónimo disse...

Um gesto nobre reconhecer o erro, só isso apaga o erro e pelo que contas não foi nada de grave, não mentiste, mataste ou traiste.... Mas gostei do texto.

JM

Anónimo disse...

Todos erram, mas pouco são aqueles que o admitem e muitos menos os que tentam redimir-se. Por isso ser considerado um acto nobre e raro.

Dá-lhe com força.....

LM

Anónimo disse...

Quem nunca errou?
Mesmo nos dias mais difíceis, há sempre um lema a seguir: "Tomorrow is another day".
Bjs
Susana B.

Anónimo disse...

Nada como a voz da consciência, para nos reencontrar com a razão.
Positivo, admitir o erro, pois ele promove sabedoria. Não sejas displicente com ele, como aparentemente te aconselham. Interioriza-o...depois poderás dormir descansado, independentemente dos caminhos que possas tomar.
Por vezes é preciso perder «algo», para perceber a falta que esse «algo» faz!

O Amigo

Anónimo disse...

Caro Soares.
Como homem bem formado, e com o referencial de valores de que me lembro, deixo-te um conselho que não se dá a toda a gente (evitando fortemente os psicopatas ;)): Sê fiel a ti mesmo.
Todos sabemos quando estamos a pisar a nossa linha, mesmo que seja com o pé já em cima dela. Por vezes até queremos errar. Por vezes até é bom errar. Por vezes mais vale estar quieto.
É o ouro dos alquimistas. O Equilíbrio. Ouve-te com atenção.
Beijos.
RD